domingo, 11 de dezembro de 2011
Banquete Ritualístico na Acácia de Várzea Grande
O Banquete Ritualístico comtempla a história, liturgia e ritualística; resgata antigas tradições do surgimento das festas solsticiais, dos ágapes fraternais e dos brindes de saúde simulando salvas de tiros de canhões. Segundo um livro publicado pela Editora Trolha, estas sessões tiveram suas origens nos brindes iniciados por nossos Irmãos militares franceses e ingleses, a partir do século XVIII e, sua propagação pela Europa, Estados Unidos e Brasil. Mostra o desenvolvimento da liturgia da Loja de Mesa e da terminologia no transcurso do tempo; os significados de cada brinde de saúde, sua origem histórica e mística como era no passado e como o conhecemos hoje.
Passam por suas páginas os ágapes fraternais das antigas Escolas Esotéricas, das Corporações de Oficio e das Lojas Militares, onde se foi investigar e buscar as fundamentações para o resgate de nossas tradições e o resguardo de nossos mistérios que consagram a liturgia maçônica. O Banquete é uma Sessão Maçônica fraternal e alegre, abrangendo a decoração e ornamentação, objetos litúrgicos e de mesa, arranjos de peças de serviços e, ainda recomendações sobre procedimentos e condutas pessoais e coletivas com respeito às formalidades que, universalmente, envolvem três disciplinas: Etiqueta, Protocolo e Boas Maneiras.
Na Loja MaçÕnica Acácia de Várzea Grande nº 33, a sessão contou com a presença do Soberano Irmão José Simione, Grão-Mestre do Grande Oriente do Estado de Mato Grosso e de visitantes de outras lojas do GOB e Grandes Lojas. Foi uma confraternização para festeja a passagem do ano e congregar os Irmãos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário